10 brincadeiras divertidas para fazer durante as férias de verão

Antes de mais nada, precisamos destacar que as férias de verão costumam ser super animadas. Isso significa que essa pode ser a oportunidade perfeita para gastar a energia com diversas maneiras incríveis de brincar no verão.

Com muitos dias de sol e calor, as brincadeiras com água é o que há de melhor para refrescar. Porém, sabemos que nem sempre é tão fácil ter ideias de brincadeiras legais para as férias escolares.

Pensando nisso, separamos algumas brincadeiras muito incríveis para que a família se divirta nos dias ensolarados.

1.PINTAR CAMISETA COM GUERRA DE BALÃO DE TINTA

Essa brincadeira requer camisetas velhas, espaço aberto e muita disposição, pois é uma das atividades mais bagunceiras possíveis. Dilua tintas de tecido coloridas na água, encha balões com as misturas e comece a guerra! É importante que as crianças usem óculos de proteção, para que a tinta não atinja seus rostos.

2.GUERRA DE BEXIGAS

Fazer uma guerra de bexigas é uma ótima maneira de se refrescar e aproveitar os dias de verão. Para isso, é necessário somente separar um saco de balões e enchê-los com água, em quantidade suficiente para arremessar nos demais participantes.

Feito isso, basta colocar as bexigas em uma bacia ou um cesto. Você pode separar uma quantidade específica para cada um dos envolvidos. Ao ar livre, é hora de a criançada correr e acertar os demais. Vence quem ficar menos molhado!

3.PASSA-ÁGUA

Passa-água é uma brincadeira clássica que combina muito com as férias de verão e rende bastante diversão aos pequenos. Nela, você precisa de ao menos dois participantes. Cada um deve receber um potinho (pode ser aquele de sorvete) e formar uma fila.

O primeiro tem o potinho completo com água. Objetivo é passá-la para trás, até chegar ao último da fila, sem olhar. Para incrementar as coisas, é possível separar os participantes em times e fazer uma competição para ver quem consegue passar mais água, sem derrubar.

4.CAÇA AO TESOURO NA PISCINA

Basta pegar objetos que afundam, como pedras e peças de brinquedos.

Depois de escolher o tesouro, basta lançar na piscina e pedir que as crianças mergulhem para encontrar o “tesouro”.

Nessa brincadeira é preciso que as crianças saibam nadar e que sejam auxiliadas pelos pais, é uma boa maneira de ensiná-las a mergulhar.

5.BANHO MALUCO DE MANGUEIRA

Um banho de mangueira é sempre uma excelente forma de se refrescar e se divertir durante as férias com as crianças. Ainda é possível tornar a brincadeira mais empolgante, apostando em uma versão inusitada.

6.BOLHAS GIGANTES DE SABÃO

As bolhas de sabão fazem a alegria das crianças, por isso, já pensou em fazer a versão gigante?

Para isso é preciso de um recipiente grande com água e detergente neutro, na hora de formar as bolhas é interessante usar cordas de algodão ou até mesmo cordas de lã, pois com esse material dá para fazer raquetes, ou então, comprar pronta.

7.ACAMPAMENTO NO QUINTAL

No verão, as noites costumam ser mais quentes e estreladas, então, nada melhor para aproveitar o clima que fazer um divertido acampamento no quintal! Para isso, é só chamar a família e preparar o cantinho.

8.PIQUENIQUE NO PARQUE

Um piquenique é uma excelente aposta para passar um tempo em família. Durante as férias de verão, vocês podem fazer essa atividade ao ar livre, como em um parque, por exemplo. A ideia é montar a cesta com os petiscos favoritos dos envolvidos, incluindo docinhos e bebidas.

Não esqueça de levar alguns brinquedos esportivos, como bola de futebol, bicicleta e patins.

Desse jeito, além de encher a barriga, vocês podem colecionar momentos de muita diversão.

9.BRINCANDO COM BALDES

Pegue dois baldes – um cheio de água e um vazio – e coloque-os a uma distância de uns 5 metros um do outro.

A brincadeira é pedir para que as crianças corram para frente e para trás, transportando água do balde cheio para o vazio, usando apenas pequenas tigelas de plástico, esponjas ou sacolas de supermercado recicláveis. A ideia aqui é se molhar mesmo!

10.MINI PARQUE AQUÁTICO

Monte um mini parque aquático.

Se você tem crianças mais velhas em casa, tudo o que você precisa é de um escorregador e irrigadores ou mangueira, e você terá a própria montanha-splash. Direcione o fim do escorregador para dentro da piscina, direcione a água da mangueira ou irrigador para ele e: uhuuuuu!

As crianças esperam muito pelas férias de verão para terem diversão na companhia da família.

Entretanto, alguns cuidados são importantes para evitar queimaduras solares e desidratação e acidentes.

A proteção solar é imprescindível. Os horários mais aconselháveis para exposição solar são antes das 10 horas da manhã e após as 16 da tarde.

Mesmo nesses horários, a proteção física é importante, através de chapéus, camisetas com fator de proteção solar, e guarda-sóis.

Em relação a hidratação, as crianças devem receber uma quantidade maior de água e líquidos durante o verão. Deixe uma garrafa de água sempre disponível, ofereça frutas ricas em água, água de coco, sucos naturais durante o dia, principalmente se a criança estiver exposta ao sol ou praticando atividade física.

Agora aproveite todas essas dicas e divirtam-se. Ah, não esqueça de nos seguir no nosso blog a nas redes sociais InstagramFacebookLinkedIn e Youtube.