8 dicas de como lidar com o seu filho na adolescência

Ah, a juventude! Em linhas gerais, a adolescência é entendida como o período de transição do indivíduo, na passagem da infância para a vida adulta. É um período muitas vezes caracterizado pelos impulsos do desenvolvimento físico, mental, emocional, sexual e social.

E essa, sem dúvida, é uma fase essencial para o desenvolvimento humano e que traz diversos desafios tanto para o jovem quanto para os pais. Nesse cenário, é importante saber como lidar com adolescentes e adotar uma postura mais compreensiva. Mas, para os pais, nem sempre é fácil saber como lidar com a adolescência, não é mesmo?

O primeiro passo é construir uma relação empática e de compreensão, visando fortalecer o relacionamento e superar os desafios juntos. Continue a leitura e confira as nossas dicas para criar um relacionamento saudável com seu filho na adolescência.

1.Entenda a fase

Para começar, é importante refletir sobre as mudanças que essa fase traz para a vida dos adolescentes. Entender as mudanças da fase e se colocar no lugar do adolescente o ajudarão a desenvolver a confiança.

Também é válido pesquisar sobre o assunto e, até mesmo, buscar suporte de profissionais, caso tenha muitas dificuldades para manter um bom relacionamento com o jovem.

2.Desenvolva a inteligência emocional

A inteligência emocional é fundamental para ter uma boa relação com o adolescente. Com esse tipo de habilidade, fica mais simples entender os anseios e as dificuldades que o jovem vivencia nessa fase.

3.Diálogo

Enquanto alguns adolescentes querem conversar e contestar tudo a todo o momento, outros se mostrarão mais introspectivos e calados. Seja qual for o perfil do seu filho, sempre proponha diálogos. A conversa é sempre o método mais eficaz para garantir que a relação entre você e seu filho seja satisfatória. Conversar sobre tudo é essencial, e não esqueça, de conversar sempre com a mente muito aberta e com muita paciência.

Demonstre abertura, compreensão e mostre que você consegue conversar sobre os mais variados assuntos, até mesmo os tabus, sem maiores problemas. Escute a opinião de seu filho e explique a sua, criando um debate saudável e construtivo.

4.Aprenda a dar autonomia

Dar autonomia é um dos principais desafios que surgem. O papel dos pais é guiar os filhos, dando autonomia e ensinando valores para auxiliar eles nas decisões que vão surgir no dia a dia.

Essa é uma etapa da vida em que os adolescentes começam a ter mais interesse em fazer as coisas com mais liberdade e vivenciar experiências, e cobranças exageradas ou uma superproteção podem trazer efeitos contrários, aumentando a rebeldia e afastando o relacionamento.

Seguindo a lógica da autonomia, também é preciso impor limites considerando o que é saudável para a idade — o segredo é encontrar o equilíbrio.

5.Elogie

A adolescência também é uma fase que pode afetar a autoestima, é uma fase que também envolve mudanças físicas e hormonais. Dessa forma, trabalhar sua autoestima é essencial para deixá-los seguros de si.

Os elogios também servem para validar bons comportamentos e atitudes, ou seja, são momentos para promover a educação positiva que ajudam a transformar o ambiente da casa mais enriquecedor.

6.Seja paciente

Assim como as crianças, os adolescentes também precisam que os pais sejam pacientes com eles. Em situações de conflito tente conduzir o adolescente até a reflexão de como o comportamento pode ser melhorado, por exemplo.

Vale lembrar que essa fase também marca a mudança de suas referências e a forma de se relacionar com o mundo.

7.Mantenha contato com a escola

A escola vai trazer informações de como eles se comportam com professores, diretores, colegas; se estão atentos aos compromissos, sabendo gerenciar suas obrigações etc.

Busque o apoio da escola sempre que possível, inclusive para relatar suas observações e apurar se elas procedem.

8.Fortaleça a amizade com o adolescente

Estar próximo dos seus filhos também é uma forma de garantir que eles recebam a atenção necessária em cada desafio dessa fase. E, para ter essa proximidade verdadeira, inclusive relacionada aos seus sentimentos, trabalhe uma amizade sincera com eles.

Afinal, gostou das dicas? Acompanhe o blog e as redes sociais do Colégio Vaccaro no Facebook Instagram para ver outros conteúdos com dicas.