Adaptação escolar: um processo de paciência e amor

As aulas vão começar! E agora, como será a adaptação? Ele vai gostar? Vai chorar? Fará amigos? Vai se enturmar? A professora será legal? Se o seu filho vai passar por adaptação escolar, seja pela primeira vez ou em uma nova instituição, vale ter em mente que esse é um processo que exige muita paciência e amor dos pais.

O ingresso das crianças na vida escolar demanda um investimento emocional significativo e não é à toa que denominamos esta fase como “adaptação”. É um processo absolutamente comum, de mudança e de enfrentamento do medo, das angústias e de muita ansiedade para toda família.

Adaptação dos alunos da Educação Infantil

A semana de adaptação das crianças da Educação Infantil é também a semana de adaptação dos pais, que também sofrem com a ansiedade e o medo da reação da criança. A adaptação escolar é exatamente esse tempo dado às crianças (e aos pais) para que se acostumem à nova rotina.

Para a criança que precisará encarar a rotina de aulas pela primeira vez, uma boa maneira de introduzir o assunto é dizer que ela está crescendo e que, por isso, precisa de um espaço para brincar com outras crianças e aprender coisas novas.

Vamos lá!… O período de adaptação é fundamental para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, por isso separamos algumas dicas para que esse processo seja o mais leve possível.

• O processo para facilitar a adaptação escolar pode iniciar antes mesmo de começar as aulas. É indicado aos pais promover um diálogo com a criança sobre a nova escola com o objetivo de prepará-los para a novidade.
  • Nesse momento é importante que essa criança se sinta inserida no meio e levá-la para comprar os materiais escolares, pode ser uma forma estimulante e divertida.
  • Falar com os professores também está entre uma das atividades que facilitam a adaptação escolar.
  • Na hora de se despedir dos pais, é indicado que o responsável não saia sem dizer tchau, ou muito menos, saia escondido. O orientado é dizer ao pequeno que vai embora, mas que retornará para buscá-lo.
  • Uma das formas de ajudar também na adaptação da criança na nova escola é fazer perguntas sobre como foi o dia na aula.
  • Outra atividade que pode ajudar na adaptação escolar é não associar a escola a castigo ou algo ruim.

Adaptação é o período que levamos para nos familiarizar com alguma coisa nova e essas situações exigem calma, flexibilidade e paciência, tanto por parte das crianças quanto dos pais. Ou seja, é natural que alguns casos levem mais tempo do que outros, e a idade dos pequenos também pode influenciar.

Sabemos que é inevitável sentir o coração apertar ao ver o filho chorando e ter que virar as costas e ir embora. Portanto,  transmitir segurança nesta etapa é a atitude que mais irá contribuir para a adaptação dos pequenos à nova rotina.

Mas tenha calma. Estamos aqui para te ajudar!

Aqui no Colégio Vaccaro, a adaptação acontece de forma gradativa e principalmente respeitando o tempo e o desenvolvimento das crianças para que elas confiem no espaço escolar e se sintam seguras, sem traumas e choro.

Após esse período inicial, as crianças se sentem seguras e tranquilas. Confie!

Afinal, gostou desse conteúdo? Então, acompanhe mais matérias no nosso blog a nas redes sociais InstagramFacebookLinkedIn e Youtube.