Alfabetização: você sabe como ajudar o seu filho em casa?

Primeiramente, o Clube da Alfabetização é uma excelente opção para que as famílias aprendam a auxiliar os seus filhos nesse processo de aprendizado.

Primeira Infância

A etapa mais importante do desenvolvimento infantil se inicia na primeira infância. A alfabetização é definida como o processo de aprendizagem onde se desenvolve a habilidade de ler e escrever de maneira adequada.

Ela pode mudar de maneira significativa os rumos de um país, uma vez que, quanto maior o acesso do indivíduo ao ensino e a educação, maiores são as chances de conquistar melhores oportunidades no mercado de trabalho e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida e acesso a novos caminhos.

Pilar fundamental de desenvolvimento humano

A alfabetização abre portas para o mundo dos saberes e da cidadania! Ela é um pilar fundamental para o desenvolvimento humano pleno. É uma etapa muito importante na vida das crianças e familiares. Esse processo consiste no método de aprendizagem que resulta na aquisição das habilidades de operar números, de ler, compreender e escrever textos, por exemplo.

A alfabetização e o letramento estão além da sala de aula, portanto essa descoberta faz sentido quando existe um apoio e informação para família, de como ajudar a entender que cada criança tem um ritmo diferente de aprendizagem.

Clube da Alfabetização

As escolas são formadas por profissionais que conhecem os meios mais eficientes e interessantes para alfabetizar as crianças, porém, os pais podem e devem contribuir para que esse processo seja ainda mais eficiente.

Alfabetização é algo muito importante, mas o processo é desafiador, tanto para os pais quanto para as crianças e para auxiliar seus pequenos nessa missão, a coisa mais importante é ter paciência e compreender que as crianças estão desenvolvendo as suas habilidades.

No Colégio Vaccaro

Como não é tão simples assim, o Colégio Vaccaro enxergou essa dificuldade e passou a promover o Clube da Alfabetização para as famílias de seus alunos da Educação Infantil e 1º ano.

Durante o Clube da Alfabetização, as famílias são convidadas a participar de atividades de integração, reflexão e confiança. O diálogo sobre como a criança aprende, explicação de memória afetiva, memória de curto e longo prazo são alguns dos temas em discução.

Nos encontros, a equipe do Vaccaro ressalta a importância de respeitar o tempo de aprendizado dos pequenos, não forçando a evolução, já que cada criança tem o seu ritmo.

Esses encontros tem promoção da coordenação, professoras e auxiliares do colégio.

Afinal, curtiu saber sobre este assunto? Então, compartilhe esse artigo para chegar a mais pessoas e acompanhe mais matérias no nosso blog a nas redes sociais InstagramFacebookLinkedIn e Youtube.