Energia Solar: conheça os principais benefícios

Primeiramente, a Energia Solar além de ser algo inovador, tem diversas vantagens. Como provém de um sistema de energia a partir da luz do sol, ela é uma grande aliada na redução da poluição e das taxas de carbono.

Mas você sabe como funciona a energia solar?

Por meio de equipamentos específicos, com destaque para as células fotovoltaicas e os painéis solares, a energia térmica emitida pela radiação solar é transformada em energia elétrica, sendo assim distribuída para os consumidores finais. Por isso, esse tipo de energia é considerado natural, limpa, sustentável, infinita e renovável, ou seja, não polui o meio ambiente e nunca acabará.

Além disso, a instalação do sistema não impacta de forma negativa a natureza — ao contrário das usinas hidrelétricas, que tem impacto negativo na área ambiental por gerar alagamento de importantes áreas florestais e o desaparecimento do habitat dos animais.

Segundo estudos da Agência Internacional de Energia (IEA), essa é a fonte energética que mais cresce no mundo, e está a caminho de se tornar a mais utilizada até 2035.

Entre os principais benefícios da Energia Solar, estão:

SUSTENTABILIDADE

Também conhecida como energia verde, é um sistema associado à energia fotovoltaica, que utiliza a luz do sol para produzir eletricidade, sem nenhum tipo de gás poluente na atmosfera, se tornando uma energia limpa que não afeta a mudança climática.

ECONOMIA FINANCEIRA

Essa é a fonte de energia mais barata do mundo, pois é gerada a partir de uma fonte gratuita e inesgotável, que é a luz solar.

VIDA LONGA

A vida útil das placas fotovoltaicas é de, no mínimo, 25 anos, e que, apesar do alto valor de aquisição, com a energia gerada por elas faz com que se paguem em até 7 anos.

MANUTENÇÃO

As placas fotovoltaicas, que garantem a energia solar, requerem mínima manutenção, com apenas limpezas sazonais, sem precisar de ajuda profissional.

ENERGIA SOLAR NA ESCOLA

Além da questão de responsabilidade social e sustentável, através geração de energia solar, os alunos conseguem perceber a sustentabilidade na prática, como algo concreto e acessível.  Não há lugar mais propício para ensinar às novas gerações sobre consciência social e a importância de preservar os recursos naturais do que as escolas, não é mesmo?

O Colégio Vaccaro está em constante evolução. Afinal, curtiu este artigo? Então, acompanhe mais matérias no nosso blog a nas redes sociais InstagramFacebookLinkedIn e Youtube.