Benefícios da prática esportiva para os alunos do Ensino Infantil

Em primeiro lugar, você já parou para pensar nos benefícios que a atividade física pode trazer para a vida da criança, principalmente no Ensino Infantil?

Pois bem, a Educação Física não é apenas aquele momento de descontração, de brincadeiras com os amigos e pura diversão. Além do entretenimento, esse tipo de atividade segue uma grade curricular, com diversas funções e benefícios específicos para cada ano escolar.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, documento oficial do Ministério da Educação, que determina as diretrizes para orientar os educadores em cada disciplina, a principal função da Educação Física é incentivar e estimular as crianças a praticar esportes, dançar e se movimentar para melhorar a qualidade de vida.

A disciplina também ajuda a desenvolver habilidades cognitivas e comportamentais, além de ser fundamental para a formação social das crianças. Já que, através de jogos e brincadeiras, por exemplo, os alunos podem interagir e se socializar, além de contribuir com a autoconfiança.

Confira abaixo alguns benefícios da Educação Física na Educação Infantil:

• Trabalho em equipe

A prática esportiva escolar permite a integração social, ajudando com a colaboração e o respeito às diferenças. É também por meio das aulas de educação física que os estudantes têm a chance de trabalhar o senso de coletividade, respeitando os outros, dividindo os espaços, criando estratégias em conjunto com os colegas, etc.

• Estimula o crescimento e desenvolvimento

A prática permite o fortalecimento da coordenação motora, ajuda a melhorar a concentração, a autoestima e a interação social.

• Fortalece os ossos, músculos e articulações

A atividade física é uma ótima aliada para estimular os ossos, músculos, articulações, equilíbrio, desenvolvimento motor e coordenação.

• Ajuda a diminuir as chances de obesidade e depressão

A atividade física para criança ajuda a reduzir a ansiedade, melhora a autoestima e autoconfiança e combate a depressão.

• Bons hábitos

A prática é a porta de entrada para bons hábitos, como o cuidado com o corpo e a saúde em geral.

• Personalidade

Por desenvolver a autoestima, o caráter e a confiança, a prática esportiva influência também na personalidade das crianças, incentivando ao autoconhecimento e também motivando para outros desafios, como a superação de limites e de capacidades.

• Amadurecimento

A prática esportiva tende a despertar diversos sentimentos de amadurecimento, uma vez que ajuda os estudantes a lidarem com as próprias emoções e a seguirem buscando por evolução.

Por fim, a Educação Física tem importância gigantesca na grade curricular das escolas e proporciona muitos benefícios para o desenvolvimento físico, psicológico, emocional, intelectual e social da criança, principalmente nos primeiros anos escolares. É aí que a escola trabalha para que as crianças possam descobrir seus limites, se expressar, interagir e colocar em prática a criatividade.

Afinal, curtiu este artigo? Então, fique ligado nas nossas redes sociais InstagramFacebookLinkedIn e Youtube e  no  blog do Colégio Vaccaro para ver mais conteúdos como esse.