Mãe, pai, vamos brincar? Essa frase todos os pais escutam em casa, certo? O mais interessante sobre brincar é que, além de ser divertido, esses momentos são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos pequenos, já que a brincadeira, em ambiente familiar, ensina às crianças a controlarem e terem domínio das situações rotineiras, por exemplo.
Quando a criança brinca com seus familiares, estimula as habilidades de aprender, que chamamos de desenvolvimento cognitivo e a habilidade de se conhecer e reconhecer suas emoções, marcado pelo desenvolvimento emocional.
Brincar faz parte da socialização e através dessa união, a criança aprende a se conectar a si mesma, a obedecer às regras, desenvolve espírito de equipe, aprende a dividir, esperar, começa a usar e abusar da imaginação e muito mais. E o melhor, tudo isso de forma divertida.
Confira abaixo, mais de dez razões para brincar com o seu filho!
- A brincadeira permite o desenvolvimento e autoconhecimento corporal;
- Ensina a ser autônomo e ter respeito;
- Brincar com os filhos é uma troca de experiência valiosa tanto para os pais quanto para as crianças;
- A brincadeira estimula as habilidades sociais da criança, além de aproximar cada vez mais os laços entre pais e filhos;
- Desenvolve a capacidade de se relacionar em grupos e trabalhar em equipe;
- Crianças que brincam mais aprendem a perseverar, a controlar a atenção (foco) e a dominar as emoções;
- Promove a saúde física e emocional;
- Permite o desenvolvimento do autocontrole e atenção;
- Promove a criatividade, a imaginação e a independência;
- Através das brincadeiras, os pais passam a entender mais os seus filhos, as suas dificuldades, bem como a sua forma de lidar com os problemas;
- Ensina sobre respeitar regras;
- Tira os filhos das telas;
- Estimula o otimismo, a cooperação e a negociação;
- Acaba com o tédio e a tristeza.
Que tal ensinar a seu filho as brincadeiras preferidas de sua infância? As melhores brincadeiras não envelhecem e agradam a todas as idades.
Afinal, gostou do conteúdo? Então, fique ligado e acompanhe mais matérias no nosso blog a nas redes sociais Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube.