Formação do cidadão: o papel da escola deve ir além do conhecimento pedagógico

Primeiramente, o papel da escola na formação do cidadão vai muito além de repassar aos alunos um conhecimento sistematizado com o objetivo de fazer a transmissão de saberes intelectual.

Até porque a educação ajuda a direcionar os comportamentos da criança e adolescente. Assim, o papel da escola é preparar o aluno nas mais diferentes áreas formativas.

O aluno de hoje será o adulto de amanhã

Por isso, ele precisa estar ciente dos seus direitos e deveres.  Como o colégio é o primeiro espaço de socialização fora do núcleo familiar e a socialização em âmbito escolar é imprescindível para que a criança, desde a fase da infância, possa desenvolver a sua autonomia, é nesse espaço que o aluno inicia a construção das suas próprias ideias e personalidade, trabalha a sua individualidade e exerce a sua liberdade a fim de tomar as suas próprias decisões.

Também é na escola que os alunos se preparam para a vida, é no ambiente escolar que ele será inserido em grupos sociais e cumprirá funções básicas da vida adulta como ter uma rotina, compreender o conteúdo, respeitar as pessoas e executar as tarefas da melhor maneira possível, por exemplo.

A importância da escola

A escola ajuda na construção do pensamento crítico garantindo ao estudante a capacidade de interpretar, assimilar e debater sobre os assuntos sociais, tendo como base ideias bem embasadas e fundamentadas, ensinando-o a se posicionar socialmente e politicamente.

Durante toda a trajetória acadêmica, os alunos desenvolvem habilidades socioemocionais e vivem com comunidade, dialogando e trabalhando em equipe com os seus colegas de classe.

Essa prática desperta o espírito de coletividade, estimula o respeito à ética e às demais pessoas e ensina a necessidade das relações e interações interpessoais, e da união para a resolução de problemas.

Listamos abaixo mais de 10 aspectos de como a escola pode contribuir para a formação integral dos alunos como cidadãos:

1. Contribui com a formação política e cidadã;
  2. Desenvolve o pensamento crítico;
  3. Ensina a importância do respeito à diversidade;
  4. Estimula a se posicionar socialmente e politicamente;
  5. Ajuda o aluno a desenvolver habilidades socioemocionais;
  6. Desenvolve a individualidade do estudante;
  7. Ensina o aluno a desenvolver suas percepções de mundo;
  8. Ensina ao aluno seus direitos e deveres com a sociedade;
  9. Forma cidadãos capazes de transformar a sociedade e torná-la mais justa;
  10. Prepara o aluno para ser um cidadão autônomo;
  11. Trabalha a coletividade;
  12. Instrui o aluno para que ele consiga construir uma boa carreira no mercado de trabalho.

Afinal, gostou deste post? Acompanhe o blog e as redes sociais do Colégio Vaccaro no Facebook e Instagram para ver outros conteúdos.