Organização e produtividade na rotina escolar

Organizar a rotina escolar é sempre um desafio. Mas vamos lá, já está mais do que comprovado que uma boa gestão de tempo aumenta a produtividade dos alunos, elimina o estresse e a ansiedade, facilitando a execução e a administração das tarefas do dia a dia.

Chega de adiar! O primeiro mês de aula já passou e a adaptação escolar acabou. É hora de ter foco para aprender ainda mais. Para ter uma rotina de estudos eficiente e produtiva é preciso saber planejar, ter disciplina e organização, além de saber dividir bem os períodos de lazer e de estudos, a fim de evitar a procrastinação.

Aliás, como fazer isso? Primeiramente, crie uma lista de tarefas e metas de estudo para o seu dia. Além disso, você pode utilizar uma agenda para organizar os compromissos de estudo. Para facilitar esse processo, comece criando um cronograma semanal, pois quem se organiza diariamente para cumprir as tarefas têm melhores rendimentos nos estudos.

10 dicas de organização e produtividade na rotina escolar

1. Organização

A organização é essencial para gerenciar as atividades da escola. Portanto, organize as tarefas, materiais e uniforme escolar.

2. Lista de tarefas

Liste todas as tarefas semanalmente, separando por datas e dias da semana. Faça uma lista com todas as disciplinas que você verá no dia, os exercícios que pretende resolver, bem como as revisões que precisam ser feitas naquela data etc.

3. Planejamento das atividades básicas

Estabeleça um controle das atividades rotineiras.

4. Disciplina

Tenha paciência e perseverança. Além disso, obedeça às suas regras. Um estudante disciplinado produz mais em menos tempo.

5. Priorização

A disciplina está diretamente relacionada com a priorização de objetivos.

6. Procrastinação

Faça todas as tarefas dentro do prazo, não as deixe para depois.

7. Flexibilidade

Todo planejamento, por mais bem elaborado que seja, pode precisar de ajustes em algum ponto do cronograma. Assim, as mudanças no planejamento servem para promover melhorias, não se preocupe!

8. Recursos tecnológicos

A tecnologia também pode ser um importante aliado na gestão do tempo, como agenda de celular, agenda de e-mail, softwares, aplicativo de gerenciamento, etc.

9. Evite distrações

Quando estiver fazendo uma atividade, deixe o celular longe do seu alcance, por exemplo. Visto que, o excesso de mídias sociais, e-mails, celulares, internet e televisão, pode acabar tirando o seu foco.

10. Administração de tempo

A administração incorreta do tempo pode causar um cansaço excessivo, além de frustrações. Por isso, fique de olho!

Enfim, agora que você já leu o nosso artigo sobre organização e produtividade na rotina escolar, experimente planejar, priorizar e organizar as suas atividades. Você verá como a gestão de tempo contribuirá com os seus estudos e a sua qualidade de vida.

Gostou? Quer saber mais? CLIQUE AQUI e leia também o artigo com 9 dicas de organização da mochila.

Afinal, gostou do nosso artigo sobre organização e produtividade na rotina escolar? Então, conheça o Colégio Vaccaro e acompanhe mais matérias no nosso blog a nas redes sociais InstagramFacebookLinkedIn e Youtube.

Para mais informações, entre em contato conosco: (11) 3941.4611.