Por que os alunos temem a matemática?

Em primeiro lugar, a matemática é uma disciplina que requer muito esforço, estudo, treinamento e memorização.

Alguns alunos se acham incapazes de estudar matemática, isso porque já criaram um bloqueio com relação à matéria dos números as impedindo de ter um aprendizado normal.

Bicho de sete cabeças?

Quando o assunto é matemática, um dos principais elementos que tornam a um “bicho de sete cabeças” é sua principal característica: ser uma matéria acumulativa.

Ou seja, se você não aprendeu nada da matéria neste ano, provavelmente, você terá dificuldades em aprender o que será ensinado no próximo período letivo e assim vai. Por isso, o Colégio Vaccaro oferece um plantão de dúvidas.

Plantão de Dúvidas

No Plantão de dúvidas de Matemática, os alunos do Colégio Vaccaro têm o professor para tirar dúvidas sobre algum conteúdo visto na semana.

É um momento realizado fora do horário de aula e é uma atividade opcional.

O aluno tem a liberdade e a autonomia de procurar o professor sempre que se sentir com dúvidas ou inseguro em relação a algum assunto estudado.

Além disso, separamos abaixo seis dicas para facilitar nossos alunos a quebrar esse “tabu”.

1.ATENÇÃO À MATEMÁTICA BÁSICA

Os conteúdos dentro da Matemática são quase todos cumulativos, ou seja, é quase sempre necessário saber um conteúdo mais básico para aprender um conteúdo mais avançado.

2.ESTUDAR MATEMÁTICA É UM PROCESSO ATIVO

Diferente das matérias de humanas, estudar matemática e as outras ciências exatas exige um de estudo mais ativo.

3.MEMORIZAR NÃO É O CAMINHO. ENTENDA O CONCEITO E APLIQUE!

O melhor caminho não é a memorização e, sim, o entendimento.

4.NUNCA ESTUDE APENAS LENDO

Em Matemática, sempre é importante resolver exercícios. Além de descobrir suas dúvidas a respeito do conteúdo, os exercícios também ajudam a memorizar as técnicas e fórmulas usadas.

5.NÃO DEIXE UMA DÚVIDA PASSAR BATIDO

O entendimento e estudo da matemática passa por um bom aprendizado em sala de aula. Jamais deixe passar uma dúvida. Se ela surgiu em sala de aula, pergunte a seu professor assim que possível.

6.ROTINA DE ESTUDOS E REVISÃO

A rotina de estudos e revisões são fundamentais ais aprender a matemática. Não adianta resolver todos os exercícios sobre equações do livro de Matemática no início do ano e passar o restante do tempo sem tocar nesse livro.

Não tenha medo. Como a matemática envolve várias etapas para resolver problemas, ser capaz de dominá-la exige muito mais prática do que outras disciplinas. Tenha paciência!

Curtiu o conteúdo?  Então, compartilhe esse artigo para chegar a mais pessoas e acompanhe mais matérias no nosso blog e nas redes sociais InstagramFacebookLinkedIn e Youtube.