Produção de texto: qual é a importância dessa prática?

Primeiramente, a produção escrita ou produção de texto é um importante recurso no processo de aprendizagem do aluno, através desse tipo de criação o estudante passa a atuar ativamente como autor, expressando suas ideias através da linguagem escrita e desenvolvendo cada vez mais habilidades com a língua portuguesa.

É neste momento que a criança tem liberdade para criar, usar sua imaginação e expressar o que sente e se está entendendo o contexto proposto pelo professor.

Quando se entende os passos e métodos de uma produção de texto, o trabalho contextualizado consegue fazer com que os alunos se sintam mais à vontade para escrever cada vez mais.

O aluno começará a conhecer mecanismos que lhe ajudará a administrar melhor sua produção, e irá dessa maneira, ampliar sua visão de mundo, enriquecer seu vocabulário, reconhecer os elos coesivos e a coerência textual. Os textos começam a ser escritos de forma coerente, com histórias que apresentam começo, meio e fim.

A leitura e a escrita servem não só para aprender a ler e escrever, mas também para aprender outras dimensões da vida e do mundo.

Qual é a importância de saber ler e escrever?

Além de aumentar o conhecimento, o hábito da leitura aprimora o vocabulário e ajuda na construção textual, ativando a imaginação. Ler também ajuda a melhorar as habilidades na hora de construir um texto bem estruturado e condizente.

Um dos grandes desafios dos professores da educação básica é ensinar a leitura para os alunos, mas ensinar não só a decifrar códigos, e sim a ter o hábito de ler. Por isso, é importante não ensinar apenas a ler e sim criar hábitos saudavéis com a leitura, até porque uma pessoa que lê bastante possui mais facilidade em escrever.

Projeto Pequenos Escritores

O Colégio Vaccaro trabalha a leitura e a escrita de forma leve, com o objetivo de aproximar os alunos do universo escrito, a fim de enriquecer o vocabulário, desenvolvendo as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever.

Com o intuito de formar novos leitores e conscientizar os familiares sobre a importância da leitura para as crianças, o Vaccaro tem o Projeto Pequenos Escritores, onde os alunos são incentivados a criarem textos com as próprias versões.

Gostou do conteúdo? Então, acompanhe as redes sociais InstagramFacebookLinkedIn e Youtube do Colégio Vaccaro para não perder mais conteúdos como esse.