Qual a importância dos avós na vida dos netos?

Primeiramente, os avós dão amor sem medidas, tem abraços gostosos e sempre têm uma guloseima para oferecer. Contam diversas histórias e são cúmplices dos netos para fazer traquinagens. Eles são considerados os pais de açúcar, deixam as crianças fazer a maior bagunça, estão sempre de bom humor e dispostos a deixar seus dias muito mais felizes. Mas além de tudo isso, os avós têm papel importante no crescimento e na formação das crianças.

Com a experiência que eles acumulam, oferecem uma visão mais ponderada sobre a vida e são capazes de transmitir segurança, pois são exemplos de proteção e amor, ensinam o respeito pelos mais velhos, além se serem um baú de experiência.

Avós – importantes no desenvolvimento das crianças

Antes de tudo, um grande ensinamento é a paciência dos avós com os netos. Eles ensinam a valorizar os pequenos gestos como agradecer, pedir licença, pedir desculpas, ser fraterno e solidário com as pessoas. Dedicam tempo para brincar e conversar com os netos, ensinam músicas antigas e contam belas histórias.

O envolvimento dos avós com os netos aumenta o desempenho escolar, favorece a auto estima, as crianças se tornam mais atenciosas, com isso, aprendem o gosto pela leitura e desenvolvem o imaginário criativo através das histórias contadas pelos avós.

Portanto, os avós reúnem todas essas qualidades e justamente por isso ganharam um dia só deles, 26 de julho. A data foi escolhida por ser o dia em que a Igreja celebra a festa de Sant’Ana e São Joaquim, que segundo a tradição da igreja católica e evangelhos apócrifos seriam pais de Maria e portanto avós de Jesus Cristo.

CADA AVÔ E AVÓ TEM SEU ESTILO: uns já velhinhos, outros mais joviais, alguns cheios de afetos, outros mais calados.

Tem os mais tradicionais, aqueles avós à moda antiga. Gostam de estar com a família, levar para passear, comprar presentes e rolar no tapete da sala.

Os chefs, que ficam para sempre na nossa memória especialmente pelas guloseimas que prepararam. Para os avós cozinheiros, os netos estão sempre magrinhos e precisando de mais vitaminas. Seja doce ou salgado, pegam os netos pelo estomago, ou seja, comida de vô e vó é a melhor e disso ninguém duvida, não é mesmo?

Os que mesmo distantes, estão perto. Não importa a distância e nem os quilômetros que as separam dos filhos e netos, eles sempre dão um jeito de estarem por perto.

Os avós parceiros, que fazem de tudo para garantir momentos de pura diversão e gerar lembranças incríveis.

Os brincalhões, que inventam mil e uma brincadeiras para alegrar os netinhos.

Os permissivos – Na casa da vó e do vô pode tudo!

Os contadores de histórias. Os avós contadores de histórias têm uma espécie de delicadeza no olhar e conseguem criar um mundo paralelo cheio de doçura para que a vida dos netinhos seja quase sempre um conto de fadas.

Os que ainda estão na ativa: Incansáveis, não se utilizam do “título” de avós para pendurar as chuteiras. Dividem seu tempo entre os netos, o lazer e o trabalho.

Com certeza você se identificou com algum dos tipos de avós que passaram por aqui, não é mesmo? Desejamos a todos os avós um dia lindo e cheio de amor.

Por fim, para mais conteúdos como esse, acompanhe o blog e as redes sociais do Colégio Vaccaro no Facebook Instagram .