Valores sociais também se aprendem na escola

Além dos Valores Educativos, como a empatia, a igualdade de oportunidades, o respeito ao meio ambiente, o cuidado da saúde, o pensamento crítico, por exemplo, na escola também se aprendem os Valores Sociais como respeito o próximo, honestidade, amor, liberdade, justiça, entre outros.

Esses valores fazem parte da dignidade da pessoa humana e são: a verdade, a liberdade, a justiça e a caridade.  E um dos propósitos do Colégio Vaccaro é a formação de cidadãos comprometidos com os valores humanos.

Ações Sociais no Colégio Vacarro

A Ação Social está presente e é parte da essência do Colégio Vaccaro. Durante o ano letivo, a nossa escola realiza diversas campanhas em prol do próximo e todas as ações solidárias têm como objetivos: estimular, favorecer e permitir um olhar de compaixão para o próximo e o engajamento solidário dos alunos na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

A doação é uma iniciativa que faz bem a todos, tanto a quem recebe quanto a quem participa.

Doação de tampinhas de garrafa pet

Para o Instituto AMOR ROSA, que atua de forma extraoficial desde 2011 como AMOR ROSA, sempre como missão apoiar e ajudar pacientes oncológicos sem distinção: homens e mulheres e todo tipo de câncer, doamos tampinhas plásticas de garrafas pet.

A partir das doações, o Amor Rosa gera renda para ações e projetos sociais que realiza, em prol de pacientes oncológicos. As tampinhas são vendidas para empresas de reciclagem, o que proporciona recursos para o instituto adquirir, por exemplo, kits de higiene, kits de inverno, material para curativos, cadeiras de rodas, cama e colchão hospitalar, entre outros itens.

Lacres de alumínio

Outra ação que faz parte da Campanha Vaccaro Solidário é o recebimento de lacres de alumínios das latinhas de refrigerantes, sucos, cervejas, etc. Pouco perceptível no dia a dia, os lacres de alumínio podem ser considerados lixo para muita gente, mas o que poucos sabem é que essa pequena peça pode se tornar uma grande oportunidade de mobilidade para muitas pessoas.

O alumínio é um material infinitamente reciclável. Os lacres são trocados por cadeiras de rodas e doadas para instituições sem fins lucrativos e com o simples gesto de arrecadar os lacres de alumínios o Colégio Vaccaro já realizou a doação de 11 cadeiras de rodas.

Reciclagem de Pilhas e baterias

O Colégio Vacacro também incentiva a reciclagem através de descarte correto de pilhas e baterias sem uso. Recolhemos pilhas e baterias usadas e encaminhamos para as estações de coletas.

Por que não podemos descartar pilhas no lixo comum?

Muitas destas pilhas e baterias são feitas de metais pesados como mercúrio, cádmio, níquel e substâncias que contém estes metais. Estas substâncias são muito tóxicas e prejudicam o organismo e possuem efeito cumulativo.

Quando descartada de maneira inadequada, as pilhas, com o passar do tempo, liberam essas substancias no meio ambiente, ou seja,  causando, também, a contaminação do solo, dos lençóis freáticos e rios ou lagos.

Por este motivo, devemos descartar pilhas e baterias em locais apropriados onde fazem a coleta deste material para a reciclagem e não nos lixos comuns.

Por fim, os valores sociais servem para tornar possível a vida em comunidade. É através dos valores sociais que os indivíduos criam um sentido de coesão social e um sentimento de pertença.

Afinal, gostou? Acompanhe o blog e as redes sociais do Colégio Vaccaro no Facebook Instagram para ver mais conteúdos, dicas, informações muito mais.