Você sabia que o recreio escolar concilia diversão e aprendizado?

Brincadeiras como ping-pong e pebolim, além de gerar socialização e descontração, proporcionam diversos benefícios para os alunos.

Não é à toa que a hora do recreio ou intervalo é um dos momentos mais aguardados pelos alunos. Esse período representa um momento de liberdade, exploração de espaços e sensações. E isso não cabe apenas para as crianças e sim para os alunos maiores também.

Intervalo no Colégio Vaccaro

O intervalo é um tempo para desacelerar das atividades dirigidas, lanchar, conversar e conviver com os colegas. No Colégio Vaccaro, durante o período de lanche, no pátio coberto, os alunos se distraem com as mesas de ping-pong, pebolim e TV com música.

Benefícios da pausa do intervalo escolar

Além da socialização e descontração, essas atividades tem diversos benefícios. Fatores como coordenação motora, agilidade mental, capacidade de reação, lateralidade, orientação de espaço temporal, espírito de liderança e respeito às regras de jogo e aos colegas são trabalhados, estimulados e absorvidos pelos alunos.

As atividades coletivas como essas enriquecem a convivência ao mesmo tempo em que oferece aos alunos a oportunidade de colocar em prática valores como o respeito e o senso de cuidado com o material e o espaço de uso comum.

Os alunos estão sempre acompanhados pelos inspetores, que realizam atividades recreativas possibilitando uma maior descontração e organização nesse momento de lazer.

Além disso, esse período de recreio ou intervalo é fundamental para estabelecer relações com os colegas, construir e desenvolver amizades, aprender a gerir conflitos e tensões interpessoais e a tornar-se resiliente. Além dos diversos benefícios citados acima, esse tempinho proporciona:

• Melhora a memória e a atenção nos estudos;
  • Traz tranquilidade e reduz a irritabilidade;
  • Estimula mais conexões cerebrais;
  • Ensina habilidades de negociação;
  • Desenvolve a liderança e a capacidade de resolver conflitos.

E você, sabia que o recreio escolar conciliava diversão e aprendizado?

Por fim, gostou deste post? Então, acompanhe o blog e as redes sociais do Colégio Vaccaro no Facebook Instagram para ver outros conteúdos.