Você conhece os pilares da educação?

Segundo a definição de Oxford Languages, pilar é: coluna sem ornamentos que constitui elemento vertical da estrutura de uma construção. Ou seja, os pilares são responsáveis por sustentar elementos superiores.

Porém, diferente das estruturas arquitetônicas, os pilares da educação são flexíveis para acompanhar a evolução natural da sociedade. Ou seja, hoje temos quatro elementos que conseguem “abraçar” avanços tecnológicos, mudanças de comportamentos e estruturas sociais.

“Aprender a conhecer”, “aprender a fazer”, “aprender a conviver” e “aprender a ser” são os quatro pilares da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO para a educação, mas eles podem ser também um objetivo de vida. O desejo pelo aprendizado não precisa habitar exclusivamente nossos ambientes escolares, ele pode viver dentro de cada um de nós.

Os quatro pilares da educação são conceitos de fundamentos da educação e contemplam tanto questões cognitivas, quanto questões do relacionamento humano. Os dois primeiros pilares abordam o processo de produção de conhecimento, enquanto os outros proporcionam uma reflexão acerca do papel do cidadão e o objetivo de viver.

A educação precisa ser uma experiência global, completa, que se mantenha por toda a vida do indivíduo. Vamos entender melhor sobre esses pilares?

1.APRENDER A CONHECER

O primeiro pilar da educação, aprender a conhecer, diz respeito à compreensão e ao domínio de instrumentos do conhecimento, indo além da mera absorção de um conjunto amplo de saberes.  Mais importante que adquirir conhecimento é saber como fazê-lo.

Esse pilar trata da necessidade em instruir o indivíduo a buscar, pelos próprios meios, maneiras de descobrir e absorver os mais diversos assuntos.

Esse é um pilar que auxilia na inclusão de mais indivíduos no universo do saber.

2.APRENDER A FAZER

O segundo pilar é a competência que torna a pessoa capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos. É ir além do conhecimento teórico e entrar no setor prático.

Aprender a fazer significa estar apto para lidar com situações da vida profissional, trabalho em equipe, desenvolvimento corporativo e valores necessários para cada trabalho. Envolve a capacidade de fazer escolhas, pensar criticamente e não confiar ou depender apenas de modelos preexistentes.

3.APRENDER A CONVIVER

O terceiro pilar envolve a compreensão do outro e a percepção dos objetivos comuns, aprender a conviver é essencial à vida humana. Aprender a conviver proporciona a construção de laços afetivos, fortalece a empatia e melhora a vida social.

É preciso então, aprender a compreender o próximo, desenvolver uma percepção, estar pronto para gerenciar crises e participar de projetos comuns.

Esse pilar além de auxiliar na jornada de autodesenvolvimento, colabora com a manutenção da saúde mental.

4.APRENDER A SER

Aprender a ser é desenvolver o pensamento crítico, autônomo, incitar a criatividade e elevar o crescimento de conhecimentos, além de ter em mente um sentido ético e estético perante a sociedade.

O último dos pilares da educação da Unesco está relacionado ao desenvolvimento assertivo da personalidade do indivíduo, para que suas ações tenham um nível cada vez maior de autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal.

Aprender a ser é estimular o desenvolvimento das potencialidades de cada indivíduo.

Os pilares da educação não se restringem apenas ao ambiente estudantil. O objetivo principal é desenvolver seres humanos capazes de ser, crescer, evoluir e conviver.

Curtiu? Então, continue com a visita em nosso blog, leia agora mesmo o texto Formação do cidadão: o papel da escola deve ir além do conhecimento pedagógico e saiba mais sobre o papel da escola na formação do cidadão.

Por fim, não deixe de acompanhar o blog e as redes sociais do Colégio Vaccaro no Facebook Instagram para ver outros conteúdos com dicas.